quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aula de campo - FÍSICA


Cadeira de Pregos
A famosa cadeira de pregos nos ensina na prática o melhor jeito de se ver física[a teoria da pressão] só existe pressão quando temos uma determinada força sendo aplicada em um determinado lugar, superfície. A causa da ruptura da pele no local onde se encontra o prego é justamente a grande pressão exercida naquele lugar. Como a ponta do prego é muito fina e circular, a área ocupada por ela é pequena. Então qualquer "forcinha" que aplicamos no prego é capaz de furar uma pele tão sensível como a nosso. Já que a pressão é a razão entre a força e a área em questão.Se temos um número muito grande (força), dividido por um número bem pequeno (área). Temos um alto resultado (pressão). A pressão tem como unidade de medida Pa (pascal). Veja o material necessário para nossa cadeira de pregos:

Material:
1 pacote de pregos;
1 pedaço de tábua com dimensões de 50 x 50 x 2 cm e,
1 martelo.

Procedimento:
-A primeira coisa a fazer é verificar se o prego fura mesmo!
-Pegue o marte e bata um prego no centro da tábua de maneira com que ele atravesse a tábua e fique com uma boa parte do outro lado.
-Para testar é preciso se sentar no prego. Mas espere um pouco que um prego sozinho fura, nós não temos nenhuma dúvida. O desafio é fazer os pregos não furarem! Então vamos lá.

Conclusão:
Essa montagem feita vamos calcular a pressão existente na ponta do prego se caso nós sentássemos lá. Vamos descobrir qual seria a força que iria atuar no nosso bumbum. A força que atua nesse caso é o nosso peso. Pois não há nenhuma pessoa nos empurrando para baixo. Mas há algo puxando. O que esta puxando-nos para baixo é a gravidade, é ela que nos deixa "preso" ao planeta Terra, se não fosse por ela um pulinho que fosse dado por você, você subiria, subiria, subiria... e nunca pararia até bater em algo.O peso não é a medida de sua massa em quilograma (kg), como você costuma falar: "Eu peso 70 kg." Essa frase esta erradíssima para a física. Quando você diz que tem 70 kg, você esta se referindo à sua massa. Mas para determinar o peso é preciso saber a massa e a gravidade. O valor da gravidade é de aproximadamente 10 N/kg ou 10 m/s2. E a massa é o valor obtido na leitura da balança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário